NOVEMBRO AZUL

Este mês temos a já tradicional campanha do Novembro Azul, quando alertamos sobre a importância de realizar o rastreamento do câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens, com a estimativa para 2017 de mais de 60.000 novos casos.

Os maiores fatores de risco identificados para o câncer de próstata são: idade, história familiar de câncer e etnia/cor da pele. Atualmente 25% dos casos diagnosticados apresentam história familiar de câncer de próstata. Homens que tiveram pai ou irmão diagnosticados previamente com a doença apresentam um aumento de duas a três vezes no risco de desenvolver essa neoplasia.

Esse risco aumenta ainda mais (aproximadamente 11 vezes) se o diagnóstico do pai ou do irmão tiver ocorrido antes dos 40 anos.Além desses, a etnia/cor da pele também apresenta associação com o câncer de próstata. Aproximadamente, o câncer de próstata é 1,6 vezes mais comum em homens negros quando comparados aos homens brancos. O excesso de peso corporal, assim como uma dieta com carne vermelha em demasia, apresenta aumento no risco de desenvolver esse tipo de câncer.

- Após os 50 anos todos os homens devem se consultar e realizar exames de rastreamento do Câncer de Próstata.

- Se o homem tiver algum destes fatores de risco apresentados acima essa idade cai para 45 anos.

- O diagnóstico precoce é fundamental, a chance de cura para quem foi diagnosticado nas fases iniciais é de aproximadamente 90%.

www.cirurgiaonco.com.br

Posts Em Destaque